Lideranças Yanomami e Ye’kuana de Roraima e do Amazonas querem um tratamento diferenciado na educação, que valorize mais o conhecimento do próprio povo e respeite suas especificidades culturais e sociais. Para o grupo de 20 indígenas, reunido de 10 a 12 de novembro, em Boa Vista (RR), com a finalidade de discutir a criação do Território Etnoeducacional Yanomami e Ye’kuana (TEEYY), uma das questões principais é a carga horária de 200 dias letivos e 800 horas anuais exigidas pelo Estado. Os professores afirmam
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
terça-feira, 26 de outubro de 2010
RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DA SALA DE PROFESSOR OUTUBRO
RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DA SALA DE PROFESSOR
Município de Juara – Distrito de Águas Claras
Estada nas aldeias Nova Munduruku, na Escola Estadual de Educação Básica Indígena “Crixi Barompô, Aldeia Tatuí, Escola Estadual de Educação Básica Indígena “Juporijup” e Aldeia Mairob, na Escola Estadual Indígena “Leonardo Krixi Apiaká” realizando o acompanhamento de Sala do Professor das escolas indígenas.
Professor Formador: Leandro Escobar de Oliveira
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
terça-feira, 28 de setembro de 2010
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
27/08/2010 - 15:54 - Nota Pública da Assembléia dos regionais Norte II e Maranhão
27/08/2010 - 15:54 - Nota Pública da Assembléia dos regionais Norte II e Maranhão
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) regionais Norte II e MA, reunidos em Assembléia nos dias 23 a 27 de agosto em Alter do Chão, Santarém (PA), vem a público manifestar solidariedade aos povos indígenas do Xingu, e indignação em relação ao Decreto de Outorga e contrato para construção da hidrelétrica de Belo Monte, |
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
EDUCAÇÃO COMO PROPOSITURA DE VIDA
1
Ecopedagogia, Pedagogia da terra, Pedagogia da Sustentabilidade,Educação Ambiental e Educação para a Cidadania Planetária Conceitos e expressões diferentes e interconectados por um projeto comum Moacir Gadotti.
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
CARTA ABERTA A RENATO ARAGÃO...star
|
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
A milenar arte de educar dos povos indígenas
A milenar arte de educar dos povos indígenas
Daniel Munduruku · Lorena, SP
Educar é dar sentido. É dar sentido ao nosso estar no mundo. Nossos corpos precisam desse sentido para se realizar plenamente. Mas também nossos corpos são vazios de imagens e elas precisam fazer parte da nossa mente para possamos dar respostas ao que se nos apresenta diuturnamente como desafios da existência. É por isso que não basta dar alimento apenas ao corpo, é preciso também alimentar a alma, o espírito. Sem comida o corpo enfraquece e sem sentido é a alma que se entrega ao vazio da existência.
Daniel Munduruku · Lorena, SP
Educar é dar sentido. É dar sentido ao nosso estar no mundo. Nossos corpos precisam desse sentido para se realizar plenamente. Mas também nossos corpos são vazios de imagens e elas precisam fazer parte da nossa mente para possamos dar respostas ao que se nos apresenta diuturnamente como desafios da existência. É por isso que não basta dar alimento apenas ao corpo, é preciso também alimentar a alma, o espírito. Sem comida o corpo enfraquece e sem sentido é a alma que se entrega ao vazio da existência.
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Como o Profº Leandro pretende realizar o Trabalho com os Povos Indígenas do Norte de Mato Grosso
Identificação
Professor Formador: Leandro Escobar de Oliveira
Município: Juara
Escolas que serão atendidas no ano de 2010
Escola Estadual de Educação Básica Indígena Leonardo Crixi Apiaká;
Escola Estadual de Educação Básica Indígena Krixi Barompo
Escola Estadual de Educação Básica Indígena Juporijup.
PEDAGOGIA E ESCOLA INDÍGENA, ESCOLA E PEDAGOGIA INDÍGENA
PEDAGOGIA E ESCOLA INDÍGENA, ESCOLA E PEDAGOGIA INDÍGENA (1)
REFLEXÕES E CONSTRUÇÕES PEDAGÓGICAS NA DIVERSIDADE
REFLEXÕES E CONSTRUÇÕES PEDAGÓGICAS NA DIVERSIDADE
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Professor Formador da Educação Escolar Indígena
Professor que trabalha nas comunidades indígenas, com professores que atuam nas Escolas Estaduais dentro da comunidade. O mesmo procura auxiliar os Educadores das Escolas para solucionar as dificuldades encontrado no dia a dia do professor em sala de aula.
Acredita-se que desta forma, fazendo um trabalho coletivo e integrado, quem tem a ganhar, serão somente os educando. Pois assim, de vagar, procura quebrar essa ideologia de ensinamento educacional escolar diferente dos não índio.
A batalha é grande, mesmo assim serão semeado as sementes e basta o povo cultivar.
Assinar:
Postagens (Atom)