Nesta minha estada na aldeia Nova Munduruku, no dia 21 do mês de setembro do ano de 2010 para fazer o acompanhamento do Sala de Professor na Escola Estadual Indígena "Krixi Borompô". Fiz várias observaçõe a respeito da mesma, podendo desta forma perceber que a comunidade indígena local, juntamente com a comunidade escolar, decidiram que seria necessário se fazer a construção de um barração para festa da comunidade.
E isso só poderia acontecer agora nesta época do ano, uma vez que seria o tempo propício para realizar o tal feito.Pois tão logo se inicia o tempo das chuvaradas e a comunidade ficaria impossibilitado de realizar a construção do mesmo.
Os professores titulares,estão empenhado na construção e ficando em sala de aula somente os professores suplente, neste período de tempo, até à inauguração do mesmo, muitos alunos e alunas estão trabalhando na confecção do artesanato, como: colares, anéis, pulseiras, cintos e outros produtos.
Paralelo a construção, está sendo desenvolvido o plano que foi elaborado, que é uma das propostas em Sala do Professor. Estão aproveitando para por em prática, porque muitas crianças alunas, estão perdendo o hábito de aprender o que é de sua cultura. Essa é uma oportunidade e eles aproveitaram para ensinarem, convidando uma pessoa da própria comunidade para repassar o conhecimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário