RELATÓRIO DO I ENCONTRO INDÍGENA
Na semana de 06 a 10 de maio de
2013, aconteceu no CEFAPRO de Juara o I encontro em forma de oficinas para os
professores, gestores e assessores pedagógico das escolas indígenas que fazem
parte dos polos de Juara, Juina para
discutirem e receberem orientações sobre a construção dos PPPs em suas unidades
escolares com base nas Orientações Curriculares Indígenas. Onde o mesmo deverá
ser elaborado de forma coletiva e não deixando de contemplar os temas
essenciais que farão parte de toda ação pedagógica nos PPPs durante ao longo do
ano letivo, como tradições, ritos culturais de cada povo e preservação da língua
materna.
O encontro foi dividido em trê
momentos, no primeiro, houve a abertura com pronunciamento das autoridades presentes
que foram convidados, o segundo momento foi sobre um breve restropecto da
elaboração das Ocs no estado de Mato Grosso e em específico o da indígena, neste
momento aconteceu um pequeno relato sobre a necessidade de se entender e
trabalar os eixos temáticos propostos nas Orientações, o porque da elaboração e
incluir no currículo das escolas os eixos temáticos. O desenvolvimento das
atividades foi propostos por intermédio de oficinas, onde procurava demonstrar
a criação dos Temas e os campos conceituais
que poderão ser trabalhado nas escolas das comunidades indígenas,
partindo de situações problemas diagnósticada na própria realidade colhido pelos educadores da escola.
Para que o entendimento fosse bem claro, procuramos agrupar primeiramente por
etnia e consequentemente por escolas, nesses GTs, foram distribuidos figuras de
peixes impresso e recortados, onde foram escritos algumas palavras que servisse
como sugestões, pontos que poderiam ser comuns e diferentes, qual o problema
que era comuns nas aldeias e quais que poderiam ser diferentes em outras e que
assim pudesse ser estudados por todos ou que era realidade de apenasl algumas
comunidades.
Posteriormente reagrupamos
novamente os participantes por Eixo Temático, onde eles poderias fazer relações
do que escreveram nos peixinhos com os eixos temáticos em relação a sua escola
ou comunidade. Dando a entender que as ações contida nas Ocs, fazem parte do
dia a dia deles e que precisam ser percebida por todos. Vendo assim a
necessidade de inserir nos PPPs através do currículo escolar. Depois de todo
este trabalho feito, partimos para o terceiro momento, onde aconteceu o contato
direto e a visualisação dos PPPs no sistema.
Os grupos se separaram por
escolas, já no laboratório, todos os participantes puderam visualizar seus PPPs
e fazer uma análise das ações que contemplavam no PPP e os projetos que a
escola pretende por em prática este ano, projetos financiáveis e não
financiáveis.
Ao término dos trabalhos, foi
feito uma socialização dos grupos e finalmente uma avaliação para ver o que
eles acharam do encontro. Que fizesse uma avaliação do geral. Vimos que todos
gostaram e até nos sugeriram que não parasse nesse, mais que se pense em outros
encontros, pois as escolas necessitam de acompanhamento e de mais orientações,
principalmente os professores para poder desenvolver um bom trabalho com seus
alunos em sala de aula no ensino aprendizagem.
Olá professor Leandro,
ResponderExcluirQuem lhe escreve é Rafael Saint-Clair. Sou linguista, há dois anos programo uma viagem à campo para os Kayabi da região do rio dos Peixes no município de juara. Já li muito a respeito da língua e de como o povo se formou. Mas, ninguém entra em detalhes sobre como é a região, se os kayabis são tranquilos, tendo em vista que muitos outros povos indígenas estão em conflito. Eu pretendo estar em Mayrobi em Juara para os próximos meses. Mas, ninguém de minha instituição, UFRJ, me comunica de nada! Estou com um projeto sobre a língua e a cultura Kayabi. Mas, precisaria de uma acessoria para implementação de tal projeto. Abraços, Rafael Saint-Clair Braga, Rio de Janeiro