quinta-feira, 13 de outubro de 2011

II OLIMPÍADAS INDÍGENAS - ALDEIA NOVA MUNDURUKU



Aconteceu neste mês de setembro dos dias 12 a 17  de 2011, a II Olimpíadas Indígena esportiva na Aldeia Nova Munduruku, contando com a participação das três etnias, Munduruku, Apiaká e Kayabi, onde vieram muitas pessoas não indígenas para participar como espectadores e também para colaborar na organização, bem como fazendo parte da divulgação do evento.
A cada quatro anos, atletas de centanas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. Aprópria bandeira olípica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz a amizade e o bom relacinamento entre os povos são os pricípios dos jogos olímpicos.
Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 AC, os gregos faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus. Atletas das cidades-estados gregas se reunião na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo ( luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.
Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.
No ano de 392 AC, os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.
Baseado na afirmação de que os jogos são uma fonte de inspiração para o aperfeiçoamento do ser humano, o colegiado de educadores das três etnias indígenas da Reserva indígena Apiaka/Kayabi, sentindo a dificuldade de seus educando irem para a cidade de Juara participarem dos jogos estudantins e até mesmo dos jogos escolares devido a distância e a difícil locomoção, então se reunirão para promoverem uma atividade esportiva onde pudesse envolver as três escolas indígena que fazem parte da reserva, tendo em pensamento a promoção da paz, a amizade e também o bom relacioanmento entre esses povos da comunidade e procurar manter a harmonia entre eles.
Ainda não foi criado uma bandeira que significasse essa união e esse elo de amizade, mais que futuramente pretende se fazer isso, para que assim eles possam mostrar juntas a força que tem.
Nesta II Olimpíadas, a qual foi realizada na Aldeia Nova Munduruku, houve várias competições como por exemplo: Arco e Flexa, Canoagem, Cabo-de-guerra, Natação, Futebol e voleibol, todas essa modalidades esportivas foram divididas em faixa etária ( masculino e feminino), onde cada atleta poderia participar de até duas modalidades.
As competições duraram uma semana, contando com auxilio de vários profissionais da educação e outros não indígena, auxiliando na parte de arbitragem e marcação de tempo.
Neste ano de 2011, esse projeto já fez parte do Caléndário Escolar, que se pensa em no próximo ano fazer parte do Curriculo Escolar e ser explorado como Eixo Temátco, fazendo parte dos estudos das diversas área do conhecimento como por exemplo: Na área da arte, fazer o aluno a entender e confeccionar o arco e a flexa, a canoa e o modelo, tipo, pinturas para as festividades, como se fazer a tinta e suas pinturas. Nas ciencias da natureza: Tipo de frutas, árvores e sementes, para a fabricação dos artezanatos. Na área da matemática: estudo do tamanho, medidas, massa, circunferência, quantidade, bem como a divisão e a multiplicação. Nas ciências Humanas: A localidade onde determinados produtos são encontrados, sociedade, integração, crendice, mito e religiosidade, conhecimento histórico do povo da antiguidade, antepassados de seus povos, emprego dos conhecimentos científicos por cada etnia ou povo. Essa será a idéias que os Jogos Olímpicos Indígena poderá estar contribuindo no ensino aprendizagem daqueles alunos que ali residem.
O que espera é que esses jogos além de contribuírem na aprendizagem, se torne mais uma ferramenta que venha a somar para a interação, não só dos povos indígenas como também dos não indígenas. E que a cada ano venha ganhar aprimoramento e adébitos para fortalescer esse elo, a tendencia futuramente e crescer, fazendo com que esses jovens que ali residem, descubra no esporte, o lazer e o bem estar de cada um.
A premiação é meramente simbólico, onde não há perdedores e nem ganhadores, alí todos ganham a amizada, a simpatia e a felicidade, que é uma das maiores  premiação que um ser humano possa receber.

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