terça-feira, 28 de setembro de 2010

Coivara e Projeto Horta







Este trabalho é o resultado do projeto Coivara elaborado e desenvolvido pelos professores, diretor e Coordenadora, juntamente com os alunos. O objetivo deste é fazer com que todos os alunos participem e tenha conhecimento de como acontece a coivara em lócus.
Visto que há a necessidade dos alunos saberem de como lidar com a roça, uma vez que é daquele local que saem muito dos produtos alimentícios para cada família. Eu, Leandro Escobar, professor Formador da Educação Escolar Indígena, durante a minha estada nesta unidade escolar no dia 22 de setembro de 2010, acompanhei participando ativamente de como se dá a prática estudado teoricamente em sala de aula (Projeto Coivara).
Senti que os professores desenvolvem juntamente com os alunos tudo o que foi estudado. Na hora de por a mão na massa, não existe separação de quem é quem. Todos perante o trabalho são iguais e essas atividades desenvolvidas é um trabalho muito bem integrado.
Durante a avaliação de como foi a realização do mesmo.Percebi que tiveram um empenho total, onde todos participam e praticamente cem por cento dos alunos estão bem envolvido em dar de si o máximo.
Essa retomada a respeito do projeto em si na sala de aula é muito importante, faz com que professores regente e alunos reflitam sobre suas ações, levando em conta os pontos positivos e negativos desenvolvido na prática.
Como professor formador, não posso mudar uma cultura, mas procurarei no estudo do sala de Professor orientar a respeito do acero nos roçados, a questão do cuidado que se deve ter ao colocar o fogo para não agredir a natureza e outras providências a serem tomado e refletido, porém, tudo será decidido no coletivo juntamente com os educadores.
O Projeto Horta também desenvolvido e cuidado por todos, pude notar que a mesma está muito linda.
Em uma reunião na escola com os educadores, ficou certo de que cada um dos  professores juntamente com os seus alunos, ficariam responsáveis por um dos canteiro da horta escolar, para cuidar, limpar, aguar todos os dias e assim acontece: os professores com os alunos, cuidam tanto na parte da manhã, como na parte da tarde, limpando e regando cuidadosamente da horta.
Fiquei muito admirado, pois os alunos não medem esforços para irem buscar água no rio dos Peixe que fica aproximadamente 400 metros de distância da Horta. Além dos alunos buscarem água para aguar a horta, buscam também para beber, onde colocam em um filtro, para depois ser consumida.
Quero aqui parabenizar aquele povo.
Além de cuidarem muito bem da horta, os professores procuram trabalhar com o sistema de medida, distância, higiene e o mais importante é que os educadores procuram fazer com que os alunos fiquem sabendo da quantidade de nutrientes que cada planta consumida possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário